segunda-feira, 20 de junho de 2011

Sendo um cidadão...sendo um professor!

Somos seres humanos, somos seres sociais. Quase 200 milhões de pessoas vivem no Brasil, mas será que temos quase 200 milhões de cidadãos? Creio que não. Vamos definir como cidadão aquele que dispõe de direitos políticos e sociais e que fazem uso destes, procurando sempre votar com consciência, buscando seus direitos, porém, cumprindo com seus deveres para com os demais membros da sociedade. Todo o cidadão tem direito a educação e a saúde de qualidade, isso não ocorre no país, todo cidadão tem o dever de preservar e zelar por bens públicos, isso também não acontece. Ser um cidadão por completo não é algo fácil, pelo menos não no Brasil, uma série de costumes direciona as pessoas a cometer infrações, o jeitinho brasileiro é um grande mau para a construção de uma nação brasileira.
Não escrevo esse texto com o intuito de criticar pura e simplesmente os demais, afinal, estamos todos no mesmo saco. Digo isso porque tenho a consciência de que ainda não cumpro com meus deveres de cidadão, embora eu me esforce para tal. Sendo professor estadual de educação básica, acredito ter dado um passo importante rumo à cidadania, digo isso pelo fato de ter me filiado ao CPERS, o centro dos professores do estado do Rio Grande do Sul. Não sou ingênuo para acreditar que nosso sindicato tem a força de 20 anos atrás, porém, este ainda tem uma história de lutas pela educação e sendo professor de história, respeito as lutas pretéritas e o empenho que muitos tiveram para conseguir os atuais direitos do magistério gaúcho.
Vivemos no Brasil e no RS, um período triste para a educação, dirigente atrás de dirigente desdenham os educadores, está na hora de a nova geração lutar para ampliar os direitos conseguidos e melhorar as condições dos ambientes educacionais no país, os alunos mostram claramente os sintomas da situação, violência e depredação são realidade em muitas escolas...mas até quando aceitaremos isso?