sábado, 11 de junho de 2011

Era uma vez uma colônia...

Há aproximadamente 500 anos, um grupo de portugueses chega num lugar, até então, desconhecido. Lá encontram indivíduos alegres, com o corpo pintado e suas vergonhas de fora, começa aí uma história de exploração e exploração, história esta, que ainda não está acabada.
Aqueles indivíduos alegres, aos poucos deixaram de ser alegres, afinal de contas, qual a alegria do trabalho forçado e dos maus tratos?Qual a alegria de ver sua gente sendo massacrada?Nossos camaradas portugueses, gente “valente”, entenderam que os indivíduos que usavam as vergonhas de fora não eram ideais para o trabalho escravo, sendo assim, partiram para terras longínquas em busca de outro povo para escravizar. Trouxeram pessoas da África, estes sim, no julgamento dos nossos camaradas, serviam para o trabalho escravo e foi o que aconteceu. Por mais de 300 anos a escravidão de negros africanos e seus descendentes foi uma realidade neste lugar encontrado pelos portugueses. Bem, esta é apenas uma pequena parte da história da colônia, ainda há muito mais. Além da escravidão, temos também a retirada de riquezas naturais da terra, ouro e diamantes são retirados em peso, florestas inteiras são desmatadas e milhares de vidas destruídas como se não tivessem valor algum.
Ao longo dos anos da presença portuguesa na colônia, revoltas foram acontecendo, diversas razões motivaram levantes, todos reprimidos com violência em demasia, ou seja, cabeças rolaram.Problemas vem, problemas vão e acontecimentos no velho continete forçam a “grandiosa” família real portuguesa decide “tirar férias em sua preciosa colônia”, férias estas que deram o que falar. já estamos no século XIX e a penúria ainda é realidade na terra dos indivíduos das vergonhas de fora, se é que podemos dizer que estas terras ainda os pertencem. No ano de 1822, depois do retorno da “grandiosa” família real portuguesa à Europa, o jovem e destemido príncipe Pedro de Alcântara, em uma atitude de inigualável destreza e coragem (rsrsrsrsrs) desembainha sua espada e às margens de certo riacho grita “Independência ou Morte”, este episódio marca o processo de compra da liberdade política frente a Portugal, a compra esta mediada pela Inglaterra. Após a libertação frente a Portugal, tem início a dependência econômica frente a Inglaterra, será que essa dependência será eterna? e a "história" continua...:p rsrsrsrs